Imagens fotográficas que, através do tempo, foram sendo encontradas, umas quase perdidas outras abandonadas, outras não...

terça-feira, 25 de agosto de 2009

COLECÇÃO - "Titã" (serviu nas obras de construção do Porto de Leixões). Autor desconhecido.




5 comentários:

  1. Magnífica foto da nossa Mui Nobre, Invicta e sempre Leal Cidade do Porto!
    Belita

    ResponderEliminar
  2. Constato agora que me enganei ao postar o meu comentário que não condiz com esta foto. Aproveito, no entanto, a oportunidade para perguntar se a Praia do Titã dos tempos idos, deve o seu nome a este Titã? Provavelmente a outro, porque acho que a referida praia já não poderia ser considerada em Leixões mas, sim, em Leça da Palmeira.

    ResponderEliminar
  3. Julgo que este "Titã", que ainda existe no Molhe Norte (zona de Leça da Palmeira), localiza-se a poucos metros da celebérrima "Praia", então designada "do Titã", onde o "jet set" da sociedade portuense da época (anos 50/60) se exibia, pavoneava e se ía envenenando nas poluídas águas do Porto de Leixões.

    ResponderEliminar
  4. Uma máquina extraordinária! Ver esse “dinossauro” a funcionar devia ser impressionante.
    Qual será o país de origem de semelhante prodígio da engenharia mecânica?

    ResponderEliminar
  5. O 'Dinossauro' como Nuno Carvalho muito bem se refere ao 'Titã' era um guindase de origem francesa, movido a vapor, tendo 70 metros de comprimento e pesando cerca de 400 toneladas. Tinha a capacidade de erguer blocos de pedra e cimento com cerca de cinquenta toneladas. O primeiro 'Titã' entrou em funcionamento em 1885.
    Fonte: Junta de Freguesia de Leça da Palmeira.

    ResponderEliminar