Imagens fotográficas que, através do tempo, foram sendo encontradas, umas quase perdidas outras abandonadas, outras não...

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

COLECÇÃO - J. Laurent - Porto (Portugal)...867...VUE PANORAMIQUE DE PORTO.


"PORTO... 867" de J. Laurent.
O negativo original em vidro, de colódio húmido, tem o formato panorâmico de 27 x 60 cm. Mede exactamente 27 x 59,6 cm.
A presente panorâmica foi feita a partir deste negativo único. (Embora o positivo esteja dividido ao meio, em duas partes, procede de um só negativo)
O negativo de vidro, original, está conservado no "Archivo fotográfico Ruiz Vernacci", del "Instituto del Patrimonio Cultural de España", del Ministerio de Cultura de España.
Número de inventário: "NIM: 9510".
É um dos maiores negativos de J. Laurent; estão conservados 15 negativos deste formato (27 x 60 cm), sendo 12 de fotografias realizadas em Portugal (4 de Lisboa, 2 da Batalha, 2 de Coimbra, 3 do Porto e 1 de Setúbal).

4 comentários:

  1. Simplesmente espectacular

    Os meus melhores cumprimentos com um grande obrigado ao autor do Blog

    Jpunk

    ResponderEliminar
  2. É impressionante a "nudez" com que se retrata esta zona da cidade, que só agora, nos anos 60/70 do século XIX, começava a ser realmente urbanizada!

    Excelente.

    ResponderEliminar
  3. Esta imagem, do ponto de vista histórico muito interessante, pude observa-la na exposição pantente no Centro Português de Fotografia.
    É completada por uma outra que mostra a mesma área e ainda um pouco mais do centro da cidade (dado estar orientada mais para a direita. Pena essa não ter sido aqui publicada.

    Toda a exposição tem bastante interesse e recomendo a visita antes que acabe. Porque infelizmente não foi feito qualquer catálogo da mesma.

    ResponderEliminar
  4. Só aqui está publicada esta fotografia panoramica do Porto,de J. Laurent, por só ser desta imagem proprietário . A outra que é referida estar patente na exposição,no CPF, é propriedade de outro coleccionador, pelo que não podia ser aqui publicada nem se enquadraria no âmbito deste blog.

    ResponderEliminar