Imagens fotográficas que, através do tempo, foram sendo encontradas, umas quase perdidas outras abandonadas, outras não...

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

COLECÇÃO – PORTO, AUTOR DESCOMHECIDO, FOTOGRAFIA ALVÃO

Porto_FerrosVelhos

Porto, Ferros Velhos

Porto_Ribeira

Porto, Ribeira

Porto_Mercadao do Peixe_2

Porto, Mercado do Peixe (Fotografia Alvão)

Porto_Mercadao do Peixe

Porto, Mercado do Peixe (Fotografia Alvão)

3 comentários:

  1. Quantas lembranças de infância me trazem estas duas fotos! Recordo-me muito bem do Mercado do Peixe, frente ao Jardim João Chagas, e de tantas vezes lá ter entrado, quando criança, pela mão de minha mãe. Guardo de memória visual a cor quase ocre das paredes exteriores do edifício e do seu belo alçado, embora já muito desgastado pela inexorável erosão do tempo e pela incúria (porque não dizê-lo) da mão humana.
    Havia por ali uma estranha sensação do desagradável odor a peixe, que exalava das toscas bancas onde era vendido. Porventura algum já seria retardado ou mal conservado. Exposto sobre folhas de couve (nem sempre havia gelo) era assim que chegava aos olhos dos potenciais compradores.
    Assisti à sua demolição e depois ao início da construção (1958) do Palácio da Justiça que então foi ali edificado. Pedra a pedra milimétrica e meticulosamente talhadas por artífices pedreiros, ao ritmo infernal do bater de maços e de cinzéis para depois serem encaixadas umas sobre as outras à força de braços e de alavancas. Oupa-pedrinha-oupa; ouvia-se gritar. E como me fascinava assistir a todo aquele laborioso frenesim, quando me dirigia para casa, ali tão perto.

    ResponderEliminar
  2. O mercado do Peixe, embora com uma função que não é das mais apelativas (posto que obviamente necessária na era pré-supermercados) face principalmente ao odor que se devia sentir quando se lá entrava não devia convidar muito a um passeio pelas suas imediações.
    Mas era um edifício com uma certa graça arquitectónica, ora digão lá! :)
    O que lá está agora é mais imponente e austero mas igualmente belo na sua sobriedade.
    Penso que no JN de à quinze dias aparece uma foto do Mercado do Peixe que o mostra de um ãngulo que confesso ignorava, onde se vêm as casas de aspecto velho que o faceavam do lado esquerdo...

    Uma nota: a fotografia dos Ferros Velhos não estará invertida?

    ResponderEliminar
  3. Tenho verdadeira paixão por fotos da antiguidade.
    Estas são belíssimas.

    Abraços do Brasil!

    http://escrituraviva.blogspot.com

    ResponderEliminar